top of page

Nosso time

A Cidadis trabalha em conceito de Rede aproveitando os melhores talentos disponíveis para auxiliar o desenvolvimento das cidades. O princípio de sua atuação consiste em prover sempre os profissionais mais adequados aos desafios de seus clientes, valorizando especialistas reconhecidos principalmente por suas realizações e não somente pelo seu conhecimento técnico e formação intelectual.

 

Os colaboradores da Cidadis são profissionais destacados por seu compromisso e por sua capacidade de entrega, seja na concepção ou na implantação de projetos estruturantes. Todos compartilham dos valores e contribuem para os diferenciais da empresa na busca de soluções bem sucedidas para os desafios das cidades.

Sócios-diretores

Antonio Carlos Ramos

Engenheiro Civil formado pela UFRJ, e com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ, Antonio Carlos Ramos foi Sócio-Diretor da Accenture, tendo atuado por 15 anos na Indústria de Serviços Financeiros. A partir de 2002 assumiu a vertical para Setor Público no Brasil.  Em 2011 passou a atuar diretamente no Setor Público onde coordenou o Planejamento Estratégico e o Conselho da Cidade do Rio de Janeiro. Como Subsecretário de Processos e Tecnologia da Casa Civil desenvolveu projetos estruturantes incluindo novos modelos de gestão, de canais de contato com o cidadão, de compras estratégicas, do uso de tecnologia e da desburocratização dos serviços da administração pública.

Jean Caris

Economista formado pela UERJ, Mestre em administração de empresas pela COPPEAD/UFRJ e em Governança de Cidades pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL). Iniciou a carreira na iniciativa privada assumindo posições executivas em uma startup e na área de planejamento, gestão e orçamento na Vale. Entre 2009 e 2016, trabalhou com gestão pública na função de subsecretário da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi responsável por implementar o Novo Modelo de Gestão baseado no desenvolvimento de Planos Estratégicos, meritocracia e rotinas de gestão. Além disso, coordenou projetos entre os quais: 1746, PPP do Saneamento da Zona Oeste, modelagem da PPP do BRT TransOlimpico, entre outros. Desde 01 janeiro de 2021 atua como subsecretário de  planejamento da Cidade do Rio de Janeiro

Especialistas

Roberta O. Guimarães

Doutora em economia pela UFRJ, trabalhou nos últimos 10 anos no setor público tendo atuado como Subsecretária da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro entre 2009 e 2016. Nesta posição liderou diversos programas da alta gestão do Município tais como o Acordo de Resultados, Plano Estratégico do período 2012-2016 e Visão Rio 500, coordenou o Cartão Família Carioca e o Rio Mais Fácil, programa premiado pelo Sebrae em 2016. Por dois anos, entre 2007 e 2009, trabalhou na Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Foi professora de Economia na UFF e trabalhou na fundação da ONG Rio Como Vamos. Desde 01 janeiro de 2021 atua como subsecretária de fazenda e planejamento da Cidade do Rio de Janeiro

Daniel Soranz

Saúde

Médico sanitarista, especilalista em Medicina de Família e Comunidade pela AMB, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Professor/pesquisador da FIOCRUZ. Foi Secretário Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro quando elevou a cobertura de saúde da família de 3,3% para 70% com a Construção de 115 Clinicas da Família e implantação de 1280 equipes de Saúde da Família na Cidade do Rio de Janeiro. Também foi responsável pela organização do sistema de saúde da cidade durante as Olimpíadas de 2016. Desde 01 janeiro de 2021 atua como secretário de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702727U2

Washington Fajardo

Planejamento Urbano

Arquiteto e Urbanista pela UFRJ. Foi Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e Assessor Especial do Prefeito Eduardo Paes para Assuntos Urbanos entre 2009 e 2016. Como formulador de política pública, criou: (i) o mecanismo legal responsável pelo financiamento da renovação de edifícios históricos na regeneração do Porto do Rio; (ii) a reabilitação de propriedades privadas históricas - Edital Pro-APAC, (política pública inédita, vencedora do prêmio nacional de patrimônio cultural em 2014; (iii) o Centro de Design Carioca; (iv) o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana no Porto do Rio; e (v) o Laboratório de Arqueologia Urbana. Escreve para "O Globo" e "El País Brasil" sobre as questões das cidades e arquitetura. Sócio-fundador da DEBR Arq. e Design e da WAU Agência Urbana. www.desenhobrasileiro.com
Pesquisador visitante na universidade de Harvard em 2019-20. Desde 01 janeiro de 2021 atua como secretário de Planejamento Urbano da Cidade do Rio de Janeiro e como Presidente do Instituto Pereira Passos

www.wfajardo.com

Joaquim Monteiro

Grandes eventos e logística

Joaquim Monteiro foi presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro que coordenou a execução dos projetos e atividades municipais relacionados aos Jogos Rio 2016. Durante o ciclo Olímpico, Joaquim foi subsecretário de Transporte e subsecretário de Conservação e Serviços Públicos. Formado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com especialização em Marketing Esportivo pela Universidade de NY,  trabalhou nos Jogos Olímpicos de  Londres, na área de Logística & Operações da Cidade. Na iniciativa privada, atuou em empresas de comunicação e marketing, como o Grupo ABC, um dos principais grupo de comunicação do país.

Sergio Besserman

Sustentabilidade

Ambientalista, membro do conselho diretor da WWF Brasil, trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992, tendo sido membro da missão diplomática brasileira em duas Conferências das Partes da ONU. Foi presidente do Instituto Pereira Passos da cidade do Rio de Janeiro e preside a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da cidade. É professor de economia brasileira na PUC-Rio, comentarista de sustentabilidade na Globonews e da cidade na rádio CBN. Desde 1988  é funcionário do BNDES e foi presidente do IBGE entre 1999 e 2003, quando comandou a realização do Censo 2000.

Desde 01 janeiro de 2021 atua como assessor especial em assuntos climáticos da Cidade do Rio de Janeiro

Eduarda La Rocque

Finanças

Doutora em Economia pela PUC-RJ, Especialista em Gestão de Riscos com 12 anos de sucesso no mercado financeiro. Em sua carreira no serviço público, foi Secretária de Fazenda da Prefeitura do Rio, de 2009 a 2012, quando conseguiu três upgrades pelas Agências de Crédito internacionais, através de medidas como a implantação da nota fiscal eletrônica e um empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco Mundial, com o qual se reduziu em 25% o valor da dívida do Município. Assumiu a Presidência do IPP de 2012 a 2015, com foco em Gestão de Informação e Integração de Políticas Públicas e Privadas para promover Transformações Urbanas e Inclusão Social. Hoje, é sócia da Usina Pensamento, empresa que tem como fim produzir e disseminar conteúdo, tecnologia e inovação social.

Pablo Cerdeira

Big Data

Advogado formado pela USP. Foi Coordenador do Justiça Sem Papel, do Prêmio Innovare, Chefe de Gabinete no Conselho Nacional de Justiça, criador do Supremo em Números, Subsecretário de Defesa do Consumidor no Rio de Janeiro e Chief Data Officer da Cidade do Rio de Janeiro. É atualmente também Vice-Presidente de Tecnologia e Inovação no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem.

Pedro Succar

Engenheiro formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2007, tendo concluído MBA na FGV em Gestão de Negócios Imobiliários em 2010. Mestre em Governança de Cidades pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) Iniciou sua carreira em 2007 no Mercado Imobiliário, atuando na Área de Incorporação e Desenvolvimento de Negócios, onde adquiriu larga experiência em Gestão de Projetos.  De 2013 a 2015, foi gestor da Marina da Glória, atuando na revitalização e na adequação da mesma para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016.  Em 2016, trabalhou na Empresa Olímpica Municipal, onde foi responsável pela área de Deodoro. 

bottom of page